Pular para o conteúdo principal

Pêndulo

Consideremos uma série de pêndulos cada vez mais complicados e tentemos notar as transformações de energia das quais eles são a sede no curso de um período de oscilação: veremos ser posível afirmar, não apenas a convertibilidade da energia potencial em energia cinética, depois em energia potencial que se reconverte em energia cinética, mas também a equivalência de duas formas diferentes energia potencial que se convertem uma na outra através de uma determinada quantidade de energia cinética [88]. Poder-se-ia, enfim, construir um sistema mais complexo de pêndulos acoplados sem amortecimento (pêndulos gravíticos ou pêndulos de torção) (...). Nesse caso, observar-se-ia, em cada pêndulo, batimentos tanto mais espaçados quanto mais fraco fosse o acoplamento. Os próprios batimentos estão em quadratura, isto é, parece que cada um dos pêndulos para quando o outro está em sua amplitude máxima; a energia das oscilações é transferida alternativamente de um dos pêndulos para o outro [90]. Poder-se-ia multiplicar os casos, cada vez mais complexos, de trocas energéticas: descobrir-se ia que a energia potencial aparece sempre ligada ao estado de dissimetria de um sistema [91].


The period of a pendulum’s swing depends entirely on the length of its string. (Well, the strength of the gravitational field matters too, but that’s more or less the same everywhere on Earth.) This demonstration using a set of fifteen uncoupled simple pendulums of monotonically increasing lengths shows how slight differences in the length of the string translate to differences in the period of the swing and produce a dazzling display of apparent wave behaviour: traveling waves, standing waves, beating, and random motion. One complete cycle of the dance is 60 seconds. The length of the longest pendulum has been adjusted so that it executes 51 oscillations in 60 seconds, and the length of each successive shorter pendulum is set so that it executes one additional oscillation in this period. Thus, the 15th (shortest) pendulum undergoes 65 oscillations. When all 15 pendulums are started together, they quickly fall out of sync — their relative phases continuously change because of their different periods of oscillation. However, after 60 seconds they will all have executed a whole number of oscillations and be back in sync again (source).

Postagens mais visitadas deste blog

Transindividual

     A obra de Simondon recusa formalizações e diagramas, mas há momentos em que a complexidade conceitual contrapõe-se a essa força. Sentimentos, sensações, prazer e vontade … Robert Musil também já sabia da dificuldade de descrever tais fenômenos interiores. No caso do filósofo francês, o indivíduo atualiza-se graças a tensão promovida por eles, buscando um tipo de elevação, pois  [é] o respeito dessa relação do individuado e do pré-individual que é a espiritualidade [375]. Não é possível atingir a transcendência sem resolver problemas da imanência, dispostos no ser coletivo. Na vida prática, começa-se por resolver o jogo entre ação e percepção, a começar pela propriocepção, a apreensão e "incorporação" da res extensa .  Na vida íntima, o jogo é entre emoção e afetividade, explícito na vivência da  solitude . Após tais resoluções, o indivíduo devém um incremento, sendo os desafios agora coletivos. É preciso resolver, de modo transversal, a problemática entre ação e emoção,

Amplificação

    Ao comentar acerca da insuficiência de forma específica das colônias de Celenterados, indicando que eles botam ovos que dão Medusas, assegurando a reprodução, Simondon observa que o indivíduo que se despega do conjunto, adquirindo existência autônoma temporária, estaria fazendo papel de “propagação transdutiva” (246). Fez-me recorrer a um texto de Pablo Esteban Rodríguez, no qual o acadêmico argentino diferencia os três modos de amplificação, operações de (circulação? encaminhamento? — ou qualquer outra expressão que não seja ‘transmissão’, termo restrito ao modo de passagem de informação sob o ponto de vista da engenharia de comunicação) informação: transdução, modulação e organização. Fascinante as imagens representativas de cada uma; a transdução é uma ‘propagação’, em que as unidades da informação (áudio, no caso da modulação) se transformam no decorrer de suas mudanças de estado (estável para metaestável), uma mudança drástica, que atravessa um portal quântico. A imagem em que

Cristalização

  A crystal that, from a very small seed, grows and expands in all directions in its supersaturated mother liquid provides the most simple image of the transductive operation: each already constituted molecular layer serves as an organizing basis for the layer currently being formed. The result is an amplifying reticular structure. The transductive operation is an individuation in progress. O excerto está no texto Gilbert Simondon and the Process of Individuation , de Matt Bluemink, e a imagem é um still do filme Crystallization (1974), de Carroll Ballard. O texto esclarece o filme, e vice-versa. "A informação é o que transborda de uma individuação sobre a outra" (ILFI, p. 490).